sexta-feira, 25 de abril de 2014

Steamboy - Filme


Sinopse

Steamboy (uma animação dirigida por Katsuhiro Otomo) é um relato de ficção científica cuja ação decorre na Inglaterra vitoriana. Ray Steam é um garoto gênio, seu avô e seu pai também são cientistas renomados, ele recebe de seu avô um estranho pacote, contendo uma esfera de metal chamada de Steam Ball (Esfera de Vapor), a qual comporta uma nova espécie de energia, que tem a capacidade de suprir uma nação inteira. Em seu encalço existe uma organização conhecida como Fundação O'Hara que também tem interesse na tal Steam Ball. O destino da própria Inglaterra e talvez até do mundo, depende daquele que dominar a Steam Ball.
Curiosidades


Os dubladores na versão inglesa são:

Anna Paquin (Vampira em X-Men) como Ray Steam

Patrick Stewart (Professor Xavier em X-men) como Dr. Lloyd Steam

Alfred Molina (Dr. Octopus em Spiderman 2) como Dr. Edward Steam

Curiosidades

Steamboy é o filme de animação mais caro já produzido no Japão, em uma época ele foi paralisado por problemas financeiros. 22 milhões de dólares foram gastos na produção e o filme levou 10 anos para ser concluído. Para seu desenvolvimento foram necessários cerca de 180 mil desenhos individuais.

Site do livro:

http://someartbooks.wordpress.com/2012/08/05/the-art-of-steamboy/

Um filme feito para os olhos



"Se toda a preocupação com o visual fosse dividida com o roteiro, Otomo teria atingido seu objetivo. Infelizmente, do jeito que ficou Steamboy é um filme feito para os olhos e não para o cérebro e o coração." http://omelete.uol.com.br/cinema/isteamboyi/#.UwDMc2JdXfJ

O visual de Steamboy é verdadeiramente impressionante. O nível de detalhes é tão grande que é difícil de acreditar que é uma animação. Há sim alguns elementos feitos por computação gráfica, mas a maior parte do filme é feita tradicionalmente (como de costume no Japão) o que surpreende ainda mais.

Infelizmente não se pode dizer o mesmo da história. Alguns afirmam que a simplicidade desta, apenas engradece a obra, mas outras pessoas (assim como eu) a acharam fraca, sem emoção e é do tipo que você pensa já ter visto em algum outro lugar. Não é de toda ruim e tem bons princípios, mas esperava algo mais forte do tanto que falaram bem o filme. O mérito da animação está em 80% ou 90% na arte gráfica.

Claro, minha opinião reflete uma questão de gosto, mas com toda certeza você não deve deixar de assistir Steamboy!


Desculpem pela má qualidade do trailer, mas pelo menos dá pra ter uma ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário